Joan Miró

Joan Miró
Joan Miró

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A construção da cidade leitora



Este é um desafio que precisamos enfrentar sem mais delongas. A leitura é muito mais do que fonte de prazer e de crescimento pessoal e já não pode estar confinada entre os muros das escolas. Precisa ser facilitada e incentivada em todos os bairros, em todas as faixas etárias e em todos os segmentos da sociedade. Sua promoção tem de articular esforços públicos e privados e estar entre as prioridades dos nossos planos de desenvolvimento socioeconômico.

Precisamos fortalecer a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato e lhe dar condições para que possa manter serviços de extensão nos bairros. Temos de criar espaços de leitura descentralizados e apoiar nossas bibliotecas comunitárias, que só abrem um ou dois dias por semana, pela impossibilidade de remunerarem atendentes. Há que se formar e qualificar mediadores da leitura, não só no âmbito das escolas, mas também na comunidade, para que contemos com agentes sociais que promovam ações de leitura nas ruas, nas praças e em qualquer outro espaço. Urge que incentivemos a economia do livro, pois a existência de boas livrarias é essencial para o desenvolvimento cultural de um município.

Mas, no caso de Cachoeirinha, onde venho bisbilhotando e dando pitacos na área desde que me mudei para a cidade, no ano 2.000, estou convencida de que tudo isto resultará inócuo se não desenvolvermos uma ampla campanha pela valorização do livro no imaginário coletivo. A meu critério, aí é que está o X do problema.

2 comentários:

  1. Sônia,
    você tem razão: a "valorização do livro no imaginário coletivo" é fundamental para que uma comunidade se torne leitora! Sem isso, de nada adiantam bibliotecas, livrarias...
    No meu caso, por exemplo, foi uma mãe que mal frequentou escola, e que não era leitora, mas que VALORIZAVA o livro, quem me levou até ele - através de visitas frequentes a uma biblioteca - e fez de mim leitora voraz e, hoje, escritora.
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho de semear o amor ao livro e sua valorização!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Palavras certeiras, Sônia! O livro e a leitura não estão encarnados em nosso imaginário. Não temos uma cultura de leitura. É preciso que o livro tenha um lugar nas casas, que seja valorizado e lido efetivamente. Nem prateleira para colocar livros a gente consegue comprar numa loja , pois não fabricam. Casa sem livros é casa sem pão para a alma. O óbvio seria "casas com livros" sempre.
    Uns não têm o recurso para o livro, mas há os que têm e e compram somente brinquedos caros para os filhos, nada de livros.
    Mas, um dia chegaremos lá. A prova é haver pessoas como você lutando para criar esta saudável tradição. ABS

    ResponderExcluir